terça-feira, 4 de abril de 2017

Quanto vale uma pedra?

      Quanto vale uma pedra, um anel, um carro, ou qualquer outro produto? Essa pergunta me veio a mente quando vi a notícia da pedra preciosa que foi vendida por milhões de dólares. Tenho certeza absoluta que se você escorrega-se em uma pedrinha na rua não daria um real nela e tenho quase certeza que você amaldiçoaria esse momento. Mas a tal da pedra é preciosa, e para ser preciosa ela passou por todo um processo de lapidação e um adicional de publicidade, além do fascínio que esses objetos exercem sobre as pessoas, em especial as mulheres. Existe nisso tudo, e valendo para qualquer outro objeto ou mercadoria que se queira vender, que chama-se o beneficiamento ou industrialização ou outro nome que você queira dar, mas que é esse adicional que eleva em muito preço da mercadoria qualquer que ela seja, pois aquela pedra não valia tanto assim quando foi achada na natureza e a pessoa que a achou com certeza recebeu uma quantia mínima pela pedra bruta, ou você acha que o homem que a achou ficou milionário? Mas como é que se convence alguém a gastar uma quantia absurda em uma mercadoria? Para fazer isso você usa a publicidade mostrando às pessoas a mercadoria e as convencendo de que ela vale toda aquela quantia, e com certeza, a publicidade teve um papel relevante na criação do fascínio pelas pedras preciosas. Uma vez minha professora de marketing perguntou aos alunos como se fazia para que um desejo por um objeto ou mercadoria se transforma-se em uma necessidade de obtê-lo, e na hora não me ocorreu a resposta que era muito simples, e a reposta é que para um desejo por um objeto se transformar numa necessidade é preciso que você mostre esse objeto à pessoa, sim, apenas que você mostre esse objeto à essa pessoa! (É claro que para isso você usara também a publicidade, não se esqueça!) 
       Esse artigo serve para ilustrar as formas pelas quais os objetos, mercadorias e serviços adquirem seus preços então lembre-se que a mensagem a ser passada através da publicidade é fundamental nesse jogo todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens fixas

Meus e-books à venda

Para quem não sabe também sou escritor e fotógrafo e estou com alguns e-books à venda na Saraiva por R$ 2,99, então, se quiserem comprar alg...